top of page
Buscar

Periferia que deu vitória a Lula em 2022 manda recado através de Boulos

  • reisdossantos5
  • 7 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Ponto forte da vitória de Lula em 2022, a periferia foi o calcanhar de Aquiles de Guilherme Boulos (PSOL) na eleição para a Prefeitura de São Paulo?


Boulos liderou a votação nas áreas central e nos extremos leste e noroeste da cidade. Ricardo Nunes (MDB), rival do psolista no segundo turno, levou a melhor na zona sul. Já Pablo Marçal (PRTB), terceiro colocado, ganhou na maior parte da zona leste e em alguns bairros da zona norte da capital paulista.


A situação é difícil. Conversando dentro da campanha dele, eles também sabem que é difícil. Não é impossível; já vimos viradas no Brasil, mas é complicado.


Boulos pode ter apoios amplos. Além de Lula, que eu imagino que vai se dedicar mais à campanha de São Paulo, ele tem Marta Suplicy, Geraldo Alckmin, Márcio França e mais ministros.


Qual é o calcanhar de Aquiles do Boulos? É justamente onde ele é mais forte: nas periferias. A população que ganha até dois salários mínimos, que votou massivamente no Lula em 2022 e lhe deu a vitória na capital, agora não foi para o Boulos com a força que se imaginava que poderia ir, sendo ele o candidato do Lula.


O atual prefeito obteve uma quantidade expressiva de votos na periferia por conta das obras que realizou nestes locais e pelo apoio de vereadores nas regiões em que Boulos costumaria ter mais votos.


O prefeito Ricardo Nunes conseguiu segurar a periferia de São Paulo, muito em função de a prefeitura sempre ter uma máquina. Em qualquer lugar do mundo, o candidato de oposição não tem obras para entregar.


O prefeito tem o poder, entregou obras e segurou o caixa. Ele é muito criticado por ter feito tudo na última hora. Mas segurou o caixa e acabou fazendo uma enxurrada de obras. Isso pesou na periferia. Pesou também o apoio de muitos vereadores com estruturas gigantescas. Tudo isso segurou a periferia com Nunes.


Se olharmos as tabelas do Datafolha, vemos que é ali na população de até dois salários mínimos que se deu a disputa maior entre Nunes e Boulos. Na classe média, a disputa do Nunes foi contra Marçal. O desafio para o Boulos é ir para essa periferia e pegar esses votos para ele, com o apoio do Lula e da Marta, intensificando o trabalho.

 
 
 

Comments


bottom of page